Precisa ou deseja conhecer sobre os motores elétricos de indução trifásicos?
Se você fica perdido com os termos 2, 4 ou 8 polos, ligação estrela, ligação triângulo, número de carcaça, motor IEC, motor NEMA, etc, isso é normal, aconteceu conosco também.
Embora você possa encontrar diversos materiais sobre motor elétrico, a maioria deles traz apenas os aspectos teóricos sem explicar muito bem do que se trata. Para quem não é da elétrica, o assunto é abordado muito superficialmente, e na vida prática, lidamos com eles, o tempo todo.
Foi exatamente por isso que criamos esse curso para ajudar você a aprender sobre o assunto, sem sofrer o que nós sofremos, buscando trazer, além da teoria, os aspectos práticos.
O primeiro passo é entender como os motores são constituídos e como eles funcionam.
O que realmente você precisa saber?
Inicialmente você precisa entender os princípios de funcionamento dos motores elétricos e o que cada parte do motor faz.
Na sequência, precisa compreender os princípios físicos de torque, rotação e da parte de elétrica, como corrente elétrica de corrente alternada e tensão trifásica.
Aprender também sobre o comportamento do motor elétrico na partida é fundamental para compreender os vários tipos de partidas, tais como direta, estrela-triângulo, com chave compensadora, com chave soft starter ou inversor de frequência.
Por fim, entender a importância da temperatura de funcionamento do motor elétrico que está relacionado com o regime de serviço do motor, assim como características ambientes.
No entanto, fazendo o nosso curso, você terá acesso a tudo que dissemos por apenas:
No curso Motores Elétricos de Indução Trifásicos você aprenderá:
Todos os conceitos importantes.
Dicas práticas e procedimentos de manutenção.
Identificar os componentes dos motores e suas funções.
A relação da temperatura e a vida útil do motor.
O funcionamento do motor.
Principais tipos de motores.
Conheça o Instrutor do Treinamento
Esse treinamento foi elaborado e é ministrado pelo engenheiro mecânico Micelli Camargo.
Formado pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá e atualmente está cursando mestrado em Tecnologia Nuclear na USP (Universidade de São Paulo) pelo IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) na área de transientes hidráulicos.
Além de possuir MBA Executivo em Marketing pela FGV e Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Uniderp.
Se formou em janeiro de 2005 e iniciou a carreira como Engenheiro de Vendas e Aplicações, tendo atuado em diversas áreas, tais como, turbinas hidráulicas, máquinas de corte CNC "a plasma", "a laser" e "a jato de água", também com compressores a parafusos e centrífugos.
Por mais de 12 anos vem atuando na área de vedação industrial e bombas industriais e outros equipamentos rotativos.
Atua com a aplicação de selos mecânicos e dimensionamento de equipamentos industriais, como bombas centrífugas, bombas de deslocamento positivo, trocadores de calor, reatores e o principal acionador, os motores elétricos.
Atuava tanto na parte de dimensionamento de bombas e especificação de bombas e selos mecânicos, como em treinamentos técnicos sobre vedações industriais e também em estudos de causa raiz de quebra de equipamentos, daí a sua experiência em bombas centrífugas, bombas em geral e selos mecânicos.
Paralelamente, vem atuando com docência, desde do seu primeiro ano de faculdade. Desde então, são mais de 23 anos de experiência como professor, tendo atuado no ensino médio, ensino técnico e faculdade de engenharia mecânica.
Em 2016 criou o canal Engenharia e Cia no Youtube, hoje com 35.495 inscritos, como consequência do crescimento, uma empresa de mesmo nome foi aberda, desde 2019.
Seguindo sua vocação, atualmente dedica-se integralmente a Engenharia e Cia, criando e ministrando cursos onlines e treinamentos corporativos, dos mais variados temas de engenharia mecânica, além de atuar com consultorias e assessoria.
Principal responsável pelas publicações da página Engenharia e Cia no Linkded In, hoje com mais de 108.536 seguidores.
Para conhecer melhor, acesse o perfil no Linked IN.
Participando do curso Motores Elétricos de Indução Trifásico você terá acesso:
A 12 horas de conteúdo em vídeo-aulas.
A apostila do curso reunindo todo o material do curso.
Aulas Extra sobre dimensionamento de motores (ainda em elaboração)
Ao grupo de alunos no Telegram.
Acervo de materiais digitais da Engenharia e Cia.
Ao Ebook: Falando em Público para Iniciantes.
A 05 Anos de acesso aos materiais do treinamento.
Ao suporte e ao tira dúvidas via Whats App
Ao certificado de conclusão assinado pelo engenheiro responsável.
Para quem é esse treinamento?
Quem precisa aprender sobre motores elétricos, principalmente que não é da elétrica.
Quem deseja aprender sobre motores elétricos
Quem deseja entender o funcionamento do motor elétrico
Quem deseja entender como conservar melhor os motores
Para quem NÃO é esse treinamento?
Quem não precisa aprender sobre motores elétrico.
Junte-se a nós nesse treinamento.
Se você quer aprender sobre motores elétricos, tanto nos aspectos teóricos quanto práticos, sem enrolação, participe do nosso curso!
Embora existam motores elétricos por todos os lados, entender desse assunto pode não ser tão simples, principalmente, para aqueles que não fizeram cursos de elétrica.
Treinamentos e cursos são encontrados nos fabricantes ou distribuidores, sendo, normalmente direcionados para empresas de interesse.
De qualquer forma, se você conseguir acesso a um treinamento desses, sem contar os custros de translado e hospedagem, não irá sair por menos de :
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No entanto, fazendo o nosso treinamento, você terá acesso a tudo isso e muito mais por apenas:
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Mas se você participar do curso e não gostar ou julgar que ele não teve nenhuma relevância para você.
Nós DEVOLVEMOS o seu dinheiro.
Basta pedir o reembolso em até 15 dias após a compra.
Cronograma Aula Ao Vivo
O Motores Elétricos é gravada, mas eventualmente pode ter aulas ao vivo.
Conteúdo Programático
Esse curso tem carga horária de 15 horas abordando os seguintes tópicos:
1. Introdução aos Motores Elétricos de Indução Trifásicos
1.1. O Que é Motor Elétrico
1.2. Classificação dos Motores Elétricos
1.2.1. Motores de Corrente Alternada (CA)
1.2.1.1. Motores Síncronos
1.2.1.2. Motores Assíncronos ou de Indução
1.2.2. Motores de Corrente Contínua (CC)
2. Características Construtivas dos Motores Elétricos por Indução
2.1. Estator
2.2. Rotor
2.3. Dimensões dos Motores Elétricos
2.4. Formas Construtivas Normalizadas
2.5. Pintura
3. Conceitos Fundamentais
3.1. Conjugado (C) ou Torque
3.2. Potência Mecânica (Pmec)
3.3. Potência Mecânica do Motor Elétrico
3.4. Potência Elétrica do Motor Elétrico (Pel)
3.5. Fator de Potência (FP)
3.6. Relação entre Potência e Conjugado
3.7. Rendimento do Motor Elétrico
3.8. Sistema de Corrente Alternada
3.8.1. Sistema de Corrente Alternada Monofásico
3.8.2. Sistema de Corrente Alternada Trifásica
3.9. Ligações nos Sistemas Trifásicos Estrela - Triângulo
3.10. Campo Magnético Girante
3.11. Velocidades ou Rotações e o Escorregamento
3.11.2. Rotação ou Velocidade do Motor (n)
3.11.3. Rotação ou Velocidade Síncrona (ns)
3.11.4. Escorregamento (s)
3.11.5. Conjugado do Motor Elétrico
4. Características da Rede de Alimentação
4.1. Sistema de Alimentação
4.2. Ligações
4.3. Frequência
4.4. Sentido de Rotação
4.5. Métodos de Partida
4.5.1. Partida Direta
4.5.2. Partida Estrela-Triângulo
4.5.3. Partida Série-Paralelo
4.5.4. Partida com Chave Compensadora
4.5.5. Partida Eletrônica por Soft-Starter
4.5.6. Partida com Inversor de Frequência
5. Características da Aceleração
5.1. Curva Característica do Motor
5.2. Categorias de Motores
5.3. Momento de Inércia
5.4. Tempo de Aceleração
5.5. Regime de Partida
6. Características em Regime de Trabalho
6.1. Elevação de Temperatura
6.2. Vida Útil do Motor
6.3. Classe Térmica do Motor
6.4. Fator de Serviço (FS)
6.5. Tipos de Dispositivos de Proteção Térmica
6.5.1. Termo-Resistência PT-100
6.5.2. Termistores (PTC e NTC)
6.5.3. Termostatos
6.5.4. Protetores Térmicos
6.6. Regimes de Serviço
6.6.1. Regime de Serviço S1: Contínuo
6.6.2. Regime de Serviço S2: de tempo limitado
6.6.3. Regime de Serviço S3: Intermitente periódico
6.6.4. Regime de Serviço S4: Intermitente periódico com partidas
6.6.4. Regime de Serviço S5: Intermitente periódico com frenagem elétrica
6.6.4. Regime de Serviço S6: Contínuo periódico com carga intermitente
6.6.4. Regime de Serviço S7: Contínuo periódico com frenagem elétrica
6.6.4. Regime de Serviço S8: Contínuo com mudança periódica carga x rotação
6.6.4. Regime de Serviço S9: Com variação não periódica carga x rotação
6.6.4. Regime de Serviço S10: Com cargas constants distintas
6.6.4. Regime de Serviço: Especiais
6.7. Potência Nominal
7. Características do Ambiente
7.1. Influência da Altitude
7.2. Ambientes Agressivos
7.3. Ambientes Perigosos
7.4. Grau de Proteção dos Motores
7.5. Ambientes Com Atmosfera Explosiva
7.5.1. Área de Risco
7.5.2. Atmosfera Explosiva
7.5.3. Classificação das Áreas de Risco
7.5.3.1. Classes e Grupos das Áreas de Risco
7.5.3.2. Tipos de Proteção do Invólucro
7.5.4. Equipamentos para Áreas de Risco
7.5.5. Equipamentos de Segurança Aumentada
7.5.6. Equipamentos à Prova de Explosão
7.6. Resistência de Aquecimento
8. Placa de Identificação
9. Acionamento de Motores Elétricos de Indução Trifásico
9.1. Partida Direta
9.1.1. Corrente de Partida
9.1.2. Conjugado de Partida
9.1.3. Formas de Instalação para Partida Direta
9.1.4. Vantagens e Desvantagens da Partida Direta
9.2. Partida Estrela-Triângulo
9.2.1. Corrente e Conjugado de Partida
9.2.2. Componentes para a Partida Estrela-Triângulo
9.2.3. Vantagens e Desvantagens
9.3. Partida Compensadora
9.3.1. Corrente e Conjugado de Partida
9.3.2. Componentes para a Partida Compensadora
9.3.3. Vantagens e Desvantagens
9.4. Partida com Chave Soft Starter
9.4.1. Corrente e Conjugado de Partida
9.4.2. Funcionamento da Soft Starter
9.4.3. Vantagens e Desvantagens
9.5. Partida com Inversor de Frequência
9.5.1. Funcionamento do Inversor de Frequências
9.5.1.1. Controle Escalar
9.5.1.2. Controle Vetorial
9.5.2. Tipos de Cargas
9.5.3. Dimensionamento do Inversor de Frequência
9.5.4. Vantagens e Desvantagens
10. Principais Tipos de Motores Elétricos de Indução
10.1. Motor W22
10.2. Motor Wmagnet
10.3. Motor Well
10.4. Motor Wwash
10.5. Motor Wmining
10.6. Motor Roller Table
10.7. Motofreio
10.8 Motor Bomba Monobloco
10.9 Motor para Redutores de Velocidade
10.10 Motor à prova de explosão
10.11 Motor não Acendível
10.12 Motor com Refrigeração a Água - Water Cooled
11. Manutenção de Motores Elétricos
11.1. Introdução
11.2. Instruções Básicas
11.2.1. Instruções Gerais
11.2.2. Fornecimento
11.2.3. Armazenagem
11.3. Instalação
11.3.1. Aspectos Mecânicos
11.3.1.1. Fundações
11.3.1.2. Tipos de Bases
11.3.1.3. Alinhamento
11.3.1.4. Acoplamento
11.3.2. Aspectos Elétricos 1
11.3.2.1. Sistema de Alimentação
11.3.3. Entrada em Serviço
11.3.3.1. Exame Preliminar
11.3.3.2. Partida Inicial
11.3.3.3. Funcionamento
11.3.3.4. Desligamento
11.4. Manutenção
11.4.1. Limpeza
11.4.2. Lubrificação
11.4.2.1. Intervalos de Lubrificação
11.4.2.2. Qualidade e Quantidade de Graxa
11.4.2.3. Instruções para Lubrificação
11.4.2.4. Substituição de Rolamentos
11.4.2.5. Especificação de Rolamentos por Tipo de Motor
11.4.3. Recomendações Gerais
11.5. Falhas em Motores Elétricos
11.6. Danos em Enrolamentos de Motores Elétricos de Indução
11.6.1. Motores Trifásicos
11.6.2. Motores Monofásicos