Tema de hoje: AMORTECEDOR DE PULSOS no funcionamento da BOMBA PERISTÁLTICA.
Mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossas postagens por whats?
Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter
Nas bombas peristálticas de roletes, um elemento tubular maleável, também conhecido como mangote ou mangueira é pressionado ao longo do seu comprimento por roletes em movimento que empurram o fluido que está contido dentro desse elemento tubular.
O movimento dos roletes gera pulsos nas tubulações das linhas de sucção e descarga que estão conectadas à bomba peristáltica, que podem ser prejudiciais ao funcionamento da bomba e aos demais componentes e instrumentos que estejam conectados à linha de bombeamento.
Para esses casos recomenda-se a instalação de um amortecedor de pulsação, cuja finalidade é absorver e suavizar as pulsações de pressão geradas por sistemas de bombeamento.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O amortecedor de pulsação acoplado a uma bomba peristáltica que a Vallair Airfluid Bombas, Compressores, Instrumentação e Válvulas trabalha é acionado ao abrirmos a válvula de isolação e, a partir desse momento, ao detectar as variações de pressão causadas pelos pulsos da bomba, o amortecedor de pulsação utiliza uma câmara de expansão com meio compressível, como ar ou gás, comprimindo-o para absorver energia.
Posteriormente, o amortecedor de pulsação libera gradualmente essa energia armazenada, assegurando uma pressão constante na linha do sistema de bombeamento. Esse ciclo contínuo mantém a estabilidade da pressão ao longo do tempo.
COMPOSIÇÃO DE UM AMORTECEDOR DE PULSAÇÃO
O amortecedor de pulsação pode ser ativo ou passivo.
O primeiro, acionado por ar comprimido, permite um maior amortecimento, enquanto o passivo somente lineariza o fluido através de colchão de ar que se forma dentro de uma garrafa de amortecimento.
O amortecedor ativo é composto por uma câmara de expansão com ar comprimido separada do produto bombeado por um diafragma.
Seu projeto pode ainda incluir um sistema automático de regulação interna. Isso elimina a necessidade de ajustes manuais por parte do operador, mesmo diante das variações de vazão e pressão causadas pela bomba durante o processo.
BENEFÍCIOS DO USO DO AMORTECEDOR DE PULSAÇÃO NAS BOMBAS PERISTÁLTICAS:
👉Reduz drasticamente vibrações na tubulação de sucção e descarga conectadas à bomba peristáltica;
👉Protege a tubulação, válvulas, filtros e demais componentes que estejam instalados na linha;
👉Lineariza o fluxo no processo produtivo;
👉 Mantém as características físico-químicas dos produtos bombeados;
👉 Elimina praticamente toda a perda de carga por aceleração;
👉 Permite que a bomba trabalhe mais suavemente em função da ausência de pulsações;
👉Praticamente elimina os problemas com golpe de aríete em instalações onde existam válvulas de bloqueio rápido.
Comments