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Bombas são máquinas utilizadas com o propósito de transferir uma determinada quantidade de fluido de um lugar para outro.
As bombas de engrenagens externas podem ser de 3 tipos:
● Engrenagem de dentes retos;
● Engrenagem de dentes helicoidais;
● Engrenagem do tipo espinha de peixe.
As bombas de engrenagens externas desempenham um papel indispensável nos sistemas industriais. A precisão na montagem é fundamental para a sua eficiência, pois qualquer erro nesse processo pode resultar em pressão indesejada do eixo sobre as engrenagens e a tampa.
As bombas de engrenagens externas operam com duas engrenagens dentro de uma carcaça, em que a roda motora está conectada ao dispositivo de acionamento, enquanto a roda movida está engrenada à roda motora, girando no sentido oposto.
O princípio de bombeamento de deslocamento positivo é a essência desse mecanismo, com essas duas engrenagens transportando fluido pela periferia da carcaça e descarregando-o à medida que as engrenagens se movimentam.
Cada conjunto eixo-engrenagem é apoiada em dois pontos através de uma bucha deslizante ou mancal de apoio, como um rolamento agulha.
Tal característica minimiza a deflexão do eixo, conferindo a essa bomba um excelente desempenho tanto em baixas pressões quanto em altas pressões.
Portanto, situações temporárias de sobrepressão não é uma preocupação importante.
O diâmetro relativamente pequeno das engrenagens permite velocidades periféricas mais baixas, frequentemente eliminando a necessidade de um redutor ou motorredutor.
Vantagens:
- Funcionamento em altas velocidades;
- Média pressão;
- Ausência de cargas radiais nos rolamentos;
- Operação silenciosa quando montada corretamente;
- Design versátil para uma variedade de materiais;
- Manutenção conveniente;
- Aplicável em situações de baixa pressão;
- Custo inicial acessível;
- Acionamento direto entre o motor e a bomba;
- Requer pouco espaço para montagem.
Resistentes aos efeitos de cavitação;
Desvantagens:
- Engrenamento central tende a direcionar o fluido de volta para a sucção, criando turbulência e diminuindo a eficiência;
- Ausência de mancal de escora a torna sensível a esforços axiais, como a montagem do acoplamento sem a observação do espaçamento adequado.
- Presença de 4 buchas lubrificadas pelo fluido bombeado, sujeitas a desgaste. Esse desgaste desencadeia desgaste aos demais componentes da bomba;
- Dente de engrenagem externa propenso a desgaste por abrasão, afetando a vida útil da bomba;
- Aumento das folgas e queda da eficiência devido ao desgaste;
- A pulsação de pressão e o ruído são elevados.
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Texto: Maycol A. B. Pascoal
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