Hoje vamos falar da Bomba de Parufusos, mas antes de iniciar, gostaria de receber nosso conteúdo por email ou what app?
se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.
A bomba de parafusos, é uma bomba dotada de 2 ou 3 eixos que giram sincronizados, de forma que a parte concôva de um se encaixa na parte cônvexa do outro e com o movimento dos parafusos, o fluido é deslocado, como mostrado na animação de uma bomba de dois parafusos.
estas bombas são amplamente aplicadas a fluidos com alta viscosidade, embora também possa ser usadas com fluidos com viscosidades mais baixas como a água.
Em termos de operação, quando opera-se fluidos mais viscosos, a rotação deve ser mais baixa, enquanto para fluidos menos viscosos, a rotação deverá ser mais alta.
Esta característica permite usar apenas essa bomba para processo e também para limpeza, processo conhecido como CIP (cleaning in place) o que pode economizar área de chão de fábrica.
Por outro lado, são bombas mais caras do que as bombas de lóbulos e centrífugas juntas, usadas na situação descrita acima.
Os pontos críticos relacionados ao rendimento dessa bomba são a viscosidade do fluido e também o desgastes dos componentes.
Fluido com viscosidade mais baixa faz aumentar o "Slip" que é fenômeno do fluido bombeado voltar para região de sucção.
Existe um tipo particular de bomba de parafuso com apenas 1 parafuso, sendo mais conhecida como bomba helicoidal ou bomba de cavidade progressiva.
Como toda bomba de deslocamento positivo, a pressão de descarga é proporcional a resistência do sistema, ou seja, para instalações mais longas, a mesma bomba terá uma pressão maior do que se instalada em uma instalação mais curta.
e ai, conhecia essa bomba?
Assista a explicação no vídeo:
aprenda mais sobre as bombas através da SEMANA DAS BOMBAS INDUSTRIAIS
Fonte da animação: Leistritz
Comments