Hoje vamos falar das BOMBAS DOSADORAS DE PISTÃO.
Mas antes, gostaria de se inscrever na nossa WHATS NEWS para receber avisos sobre nossas publicações?
Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter.
As bombas dosadoras de pistão são utilizadas para dosagem precisa de fluidos em diferentes tipos de aplicações nas industriais químicas, de petróleo e gás, petroquímicas, de papel e celulose, de bebidas e produtos alimentícios, de fertilizantes, de plástico, farmacêuticas e cosméticos.
As bombas dosadoras de pisão são frequentemente fabricadas com materiais resistentes à corrosão e ao desgaste, o que garante uma longa vida útil mesmo operando em ambientes industriais adversos.
A capacidade de dosagem precisa contribui para a segurança do processo e a eficiência operacional.
A estrutura básica de uma bomba dosadora de pistão é baseada num pistão que se move para frente e para trás dentro de um cilindro.
Esse movimento alternado do pistão gera um vácuo que puxa o líquido para dentro da câmara de bombeamento através da válvula de retenção de entrada durante a FASE DE SUCÇÃO e, em seguida, empurra o líquido para fora através da válvula de retenção de saída durante a FASE DE DESCARGA.
A câmara de bombeamento determina a vazão e a quantidade de líquido a ser dispensado.
Pegamos como exemplo, as bombas de pistão da Omel Bombas e Compressores Ltda., fabricante brasileiro com engenharia e assistência técnica próprias para atendimento nacional.
➡️ Os modelos da linha NSP/P de bombas dosadoras de pistão da OMEL são projetados para uso em processos químicos severos, como no bombeamento de lamas químicas, líquidos viscosos, em temperaturas elevadas e corrosivos.
Atendem serviços de alta precisão com capacidade teórica máxima que pode variar linearmente de 0 a 100%, permitindo dosagens com erros de até 1%.
Essas bombas tem ajuste na vazão bombeada por meio de um mecanismo que altera o curso do pistão, como pode ser visto na animação.
➡️ Os modelos da linha DMP de bombas dosadoras de pistão são compactos, robustos e de construção monobloco e funcionamento com lubrificação em banho de óleo.
As bombas DMP podem ser de cabeça única ou em unidades moduladas até 6 cabeças.
A regulagem da capacidade pode feita com a bomba em funcionamento.
Cada módulo possui seu próprio excêntrico; permite a adoção de sistemas elétricos de regulagem de capacidade e cabeças providas com camisas de aquecimento .
Veja as principais vantagens das bombas de pistão:
👉🏻 Cabeça de bombeamento fornecida com válvulas de retenção esféricas simples ou duplas
👉🏻 Maior desempenho graças à versatilidade de materiais das vedações do pistão, podendo ser utilizado gaxetas comuns de PTFE grafitado, anéis em “V” de PTFE ou outros, de acordo com a necessidade da aplicação
👉🏻 A lubrificação pode ser feita pelo próprio líquido ou pelo líquido limpo de fonte externa, dependendo do fluído bombeado.
Saiba mais https://lnkd.in/dVadwbZ4
コメント