Hoje vamos falar sobre os componentes que compõem o sistema de freio automotivo, mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por email email ou whats?
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![sistema de freio de carro](https://static.wixstatic.com/media/83ef9c_c6fbf4a5b09d404db1783c920c9b9488~mv2.gif/v1/fill/w_980,h_980,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,pstr/83ef9c_c6fbf4a5b09d404db1783c920c9b9488~mv2.gif)
O sistema de freio de carro é composto por vários componentes que trabalham em conjunto para reduzir a velocidade ou parar o veículo de maneira segura.
Esses componentes incluem:
1) Pedal de freio: É o dispositivo que o motorista aciona com o pé para ativar o sistema de freio.
2) Cilindro mestre: O cilindro mestre é responsável por converter a força aplicada no pedal de freio em pressão hidráulica. Ele distribui essa pressão aos freios dianteiros e traseiros do veículo.
3) Linhas de freio: São tubulações de metal ou borracha que transportam o fluido de freio do cilindro mestre para as rodas do veículo. Essas linhas de freio devem ser resistentes o suficiente para suportar altas pressões e garantir a transferência eficiente do fluido.
4) Calibradores (pinças) de freio: Localizados em cada roda, os calibradores de freio abrigam as pastilhas de freio e são responsáveis por aplicar a pressão nas pastilhas, que entram em contato com o disco de freio.
5) Discos de freio (rotor): Os discos de freio estão fixados nas rodas e giram em conjunto com elas. Quando a pressão é aplicada pelas pastilhas, elas pressionam os discos para criar o atrito necessário para diminuir a velocidade do veículo.
6) Pastilhas de freio: As pastilhas de freio são feitas de material resistente ao calor e à fricção. Elas são presas às pinças de freio e são as responsáveis por fazer contato com os discos de freio para gerar atrito e reduzir a velocidade do veículo.
7) Tambor de freio (em veículos com freio a tambor): Em alguns veículos, especialmente nas rodas traseiras, o sistema de freio utiliza tambores em vez de discos. Os tambores de freio são peças cilíndricas que possuem sapatas de freio internas que são acionadas por pistões para gerar atrito e reduzir a velocidade do veículo.
8) Fluidos de freio: O sistema de frenagem utiliza fluido de freio, que é um líquido hidráulico especializado. Ele é responsável por transmitir a pressão aplicada pelo pedal de freio aos calibradores de freio. Os fluidos de freio devem ter propriedades específicas para operar em altas temperaturas e garantir um desempenho confiável do sistema de freio.
O princípio físico por traz do funcionamento é o PRINCÍPIO DE PASCAL que diz que uma pressão aplicada em um ponto é transmitida para todos os pontos do circuito, assim a pressão exercida ao se pisar no freio é transmitida até pastilhas que estão na roda.
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