Hoje vamos falar do Princípio de Funcionamento uma Bomba de poço manual mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossas publicações no whats?
se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se
Essa bomba utiliza o principio de variação de pressão em função da variação de volume, lá da termodinâmica, vemos que o aumento de volume provoca uma queda de pressão enquando a redução de volume provoca um aumento de pressão.
A bomba manual do tipo ilustrado na animação possui duas válvulas de retenção unidirecional (só existe fluxo num sentindo), um mecanismo móvel anexado à uma alavanca que diminui o esforço da pessoa que está operando a válvula.
As duas válvulas de retenção formam entre elas uma câmara isolada que é onde acontecerá a variação de pressão e velocidade.
Uma dessas válvulas de retenção é presa ao mecanismo móvel e alavanca enquanto a outra é fixa na base da bomba.
Vamos começar a descrição, considerando a válvula móvel na sua posição mais alta que é quando a alavanca está na sua posição mais baixa.
Ao subir a alavanca, a válvula de retenção irá descer e provocar uma diminuição do volume da câmara, como a água é, praticamente, incompressível a pressão da câmara sobe e faz abrir a válvula móvel, transportando a água para parte superior à válvula móvel.
Ao mesmo tempo, o aumento de pressão aumenta a força de fechamento da válvula fixa.
Com o movimento oposto de descida da alavanca e de subida da válvula, acontece um aumento da câmara e isso provoca uma redução de pressão, o que deixa a câmara numa pressão menor que a região acima da válvuva móvel e da região abaixo da válvula fixa.
Tal situação provoca o fechamento da válvula móvel ea abertura da válvula fixa, permitindo assim a sucção da água para dentro da câmara.
Ao mesmo tempo, a água que está acima vai sendo despejada pelo bocal da bomba, chegando ao final do ciclo e o processo se repete.
Quem já teve a oportunidade de operar essa válvula ou ver num filme, sabe que é comum a água começar a sair depois de alguns ciclos.
Isso se deve ao fato da necessidade de gerar um vácuo suficiente para permitir a sucção da água. A cada ciclo "sem sair" água, a pressão de vácuo está aumentando até a total remoção do ar do poço.
Como qualquer bomba não-afogada (aquela que está acima do nível do reservatório), essa bomba tem um limite de posição entre a sua posição e o nível do poço que ela está instalada, na prática, gira em torno de 7 metros.
Essa altura (do nível d'água a bomba), costuma ser chamada de "altura geométrica de sucção" é existem métodos para se calcular qual é o seu valor máximo.
Fonte:
Texto: Micelli Camargo
Animação: Wikimedia commons
Opmerkingen