Como Funciona Uma Bomba Pneumática
- Micelli Camargo
- 4 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Hoje vamos falar sobre o funcionamento da Bomba Pneumática, mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossas postagens no whats?
Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.

Bomba pneumática é nome popular para Bomba de Duplo Diafragma Operada a Ar. Trata-se de uma bomba de deslocamento positivo alternativa, relativamente simples, que usa como energia, o ar comprimido.
Por conta disso, é muito versátil e dispensa sistemas de acionamentos mais complexos, como sistemas elétricos ou com motores a combustão, uma vez que nas áreas fabris é comum a disponibilidade de ar comprimido.
Ela é constituída de três partes principais, o conjunto de diafragma com o sistema de acionamento (pistões e eixo), o conjunto de válvulas de retenção e a válvula de ar. Completam a bomba as tampas e conexões de sucção e descarga, comumente chamados de .
A construção da bomba cria 4 câmaras distintas, 2 de ar, na região central, e 2 de líquidos nas extremidades.
O movimento alternativo dos diafragmas promove ao mesmo tempo a expansão de uma câmara de líquido e a compressão da outra, enquanto o ar é injetado numa câmara de ar e expulso da outra.
O movimento de expansão da câmara gera uma queda de pressão internamente, que produz a condição apropriada para o produto bombeado ser succionado para dentro da bomba. Por outro lado, a redução do volume, aumenta levemente a pressão até a válvula de descarga abrir e o produto ser empurrado para fora da câmara.
A pressão de descarga será proporcional a dificuldade do produto escoar que é relacionado com a instalação em si (comprimento, números de cotovelos, válvulas, etc.) e também da viscosidade. Essa pressão será no máximo a pressão do ar comprimido, mas normalmente é um pouco menor.
O fluxo de ar é controlado pela válvula de ar que também sofre ação dos diafragmas para mudar de posição, invertendo o sentido do movimento.
O controle de entrada e saída do produto bombeado é feito por meio das válvulas de retenção compostas pelas esferas e sedes. Durante o funcionamento, para cada câmara, temos uma válvula fechada e a outra aberta.
O funcionamento da bomba pode ser observado na animação cedida pela Vallair Airfluid Bombas, Compressores, Instrumentação e Válvulas que distribui essas bombas no Brasil.
Na animação vemos diafragmas de duas cores, branco e azul, isso acontece apenas quando se usa diafragmas de PTFE (Teflon) que é mais resistente do ponto de vista químico, no entanto, tem flexibilidade mais baixa que é conferida pelo outro diafragma (azul) a base de elastômero.
Um ponto importante dessas bombas é o consumo de ar comprimido, que aumenta significativamente com o aumento do tamanho da bomba, portanto, para tamanhos maiores é importante verificar a capacidade do seu compressor.
Quer aprender mais sobre bomba pneumática, faça nosso treinamento . . .
Fonte:
Texto Micelli Camargo
Animação: Vallair