Hoje vamos falar sobre os Selos Mecânicos em uma abordagem geral de sua concepção, mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossos conteúdos por whats app?
Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.
Vedar significa obstruir uma abertura, furo ou fresta.
Essa é a principal função dos selos mecânicos que foram criados para vedar eixos de bombas, compressores, reatores, misturadores e outros.
Esses equipamentos possuem câmaras de trabalho, onde os rotores, pás, impelidores, ou hélices “empurram” o fluido e empregam energia nele, transformando energia mecânica (eixo girando) em energia cinética (vazão) e energia de pressão (pressão).
O que temos que ter em mente é: caso não haja vedação da câmara de compreensão/pressurização desses equipamentos, grande parte da energia empregada pelo impelidor seria desperdiçada, e haveria vazamento de fluido para a atmosfera.
O selo mecânico serve para evitar esse vazamento. Ele é um elemento de máquina que realiza a vedação pelo principio de atrito deslizante (no caso de selos de contato).
Vale ressaltar que temos vários detalhes e tipos de selos mecânicos, como por exemplo: selos de contato úmido, contato seco, sem contato, duplo , simples, estacionário, rotativo e etc.
Nessa postagem o foco será no selo mecânico componente simples de contato molhado, que é a base para todas as outras derivações.
De forma geral, os selos mecânicos são compostos por:
- Faces rotativas e estacionárias, também chamadas como sedes: Para esse elemento, possuímos uma face estacionária que fica estática com a parte física do equipamento, e outra face rotativa que rotaciona junto do eixo.
A rotativa gira em atrito com a estacionária, gerando assim a vedação do fluido de processo.
As faces são um dos elementos mais importantes do selo, sendo o local onde acontece a vedação por atrito. Cabe informar que, para os selos de contato molhado, existe um filme de fluido que lubrifica as faces do selo, evitando assim que ele superaqueça e falhe prematuramente.
Esse filme de fluido deve existir para o funcionamento dos selos de contato molhado.
- Elementos de compressão como as molas: São responsáveis por manter o fechamento do selo mecânico, principalmente quando o equipamento esta parado.
- Elemento de travamento como pinos e até a mola: É responsável por fixar a parte rotativa do selo mecânico ao eixo e a parte estacionária na carcaça.
- Vedações secundárias como Orings, cunhas, foles: São anéis de borracha ou plástico, usados para realizar a vedação por compressão entre a montagem das peças do selo mecânico.
Esses são os elementos principais de um selo mecânico. Podendo haver variações em projetos mais modernos ou fabricantes diferentes.
Ficou alguma dúvida? Comenta aqui embaixo!
Gostaria de aprender mais sobre vedação industrial?
Faça nosso curso VEDAÇÕES INDUSTRIAIS COM FOCO EM SELO MECÂNICO.
Saiba mais e inscreva-se pelo link https://lnkd.in/deE4ZGMS
Texto: Gabriel Bezerra
Comments