
O ar, como qualquer outro gás, é altamente compressível, podendo mudar de volume facilmente.
Como vazão volumétrica é determinado pelo volume dividido pelo tempo, se o volume se altera ao longo do escoamento do gás, a vazão em volume também irá alterar.
Por isso, trabalhar com vazão em massa é o mais adequado quando o fluido envolvido é um gás.
Mesmo assim, na área de ar comprimido é comum o uso da vazão volumétrica, com o uso das unidades SCFM e PCM.
A diferença entre as unidades de vazão PCM (pés cúbicos por minuto) e SCFM (pés cúbicos por minuto padrão) está principalmente nas condições de referência usadas para medir a vazão de ar.
PCM (pés cúbicos por minuto): Representa a quantidade de ar ou gás que passa por uma determinada área em um minuto, medida à temperatura e pressão atuais. Ou seja, essa unidade não leva em consideração variações nas condições ambientais, como temperatura e pressão.
SCFM (pés cúbicos por minuto padrão): Refere-se à vazão de ar ou gás medida sob condições padrão de temperatura e pressão (geralmente 68 °F ou 20 °C e 1 atm ou 101,325 kPa). Essa unidade é usada para comparar fluxos de ar de diferentes sistemas em condições consistentes, independentemente das variações de temperatura ou pressão no ambiente real.
Em resumo, a principal diferença é que o PCM reflete a vazão nas condições reais do momento (pressão e temperatura) enquanto o SCFM normaliza as condições de temperatura e pressão para facilitar comparações, muito útil para comparações de compressores de fabricantes diferentes.
Normalmente, os fabricantes utilizam a sigla FAD de free air delivery para se referir a condição padrão do ar.

Comments