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Uma bomba de engrenagem é um tipo de bomba volumétrica usada para transferir fluidos de maneira contínua e precisa.
Ela funciona através do movimento rotativo de engrenagens que criam uma sucção na entrada e impulsionam o fluido para a saída. Esse tipo de bomba é amplamente utilizado na indústria devido à sua eficiência no bombeamento de líquidos viscosos, como óleos, combustíveis, polímeros e produtos químicos.
Existem dois principais tipos de bombas de engrenagem:
🔹 Bomba de Engrenagem Externa
Operam com duas engrenagens de igual tamanho que se engrenam dentro de uma carcaça. Uma das engrenagens é acionada pelo motor (engrenagem motriz), enquanto a outra (engrenagem movida) gira em sentido oposto.
À medida que as engrenagens giram, elas criam um vácuo na entrada da bomba, sugando o fluido e transportando-o para a saída. Esse design simples e robusto torna as bombas de engrenagem externa confiáveis e fáceis de manter.
🔹 Bomba de Engrenagem Interna
Consistem em duas engrenagens de tamanhos diferentes: uma engrenagem externa com dentes internos e uma engrenagem interna menor que se encaixa dentro da maior.
Durante a operação, a engrenagem interna é acionada, fazendo com que ambas as engrenagens girem na mesma direção. O fluido é capturado nos espaços entre os dentes das engrenagens e a carcaça, sendo então conduzido da entrada para a saída da bomba.
Esse tipo de bomba é conhecido por operar com baixo nível de ruído, proporcionando um ambiente de trabalho mais silencioso.
🔹 Vantagens e Desvantagens da Engrenagem Externa:
✅ Design simples e robusto.
✅ Fácil manutenção devido ao menor número de peças móveis.
✅ Adequadas para uma ampla gama de viscosidades de fluidos.
❌ Podem ser mais ruidosas em comparação com as bombas de engrenagem interna.
❌ Menor eficiência em fluidos de altíssima viscosidade.
🔹 Vantagens e Desvantagens da Engrenagem Interna:
✅ Operação silenciosa, ideal para ambientes que requerem baixo nível de ruído.
✅ Excelente desempenho com fluidos de alta viscosidade.
✅ Capacidade de bombear fluidos com partículas suspensas.
❌ Design mais complexo, podendo resultar em manutenção mais detalhada.
❌ Geralmente, possuem um custo mais elevado em comparação às bombas de engrenagem externa.
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