"Hoje vamos falar sobre o ESPECIFICAÇÃO DE BOMBAS? O QUE É PERDA DE CARGA?, mas antes de começar gostaria de receber avisos via Whats sobre as nossas postagens?
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Ao selecionar uma bomba, muitos profissionais consideram apenas a altura de elevação, ignorando um outro fator necessário ao desempenho do sistema: 𝗔 𝗣𝗘𝗥𝗗𝗔 𝗗𝗘 𝗖𝗔𝗥𝗚𝗔.
A 𝗣𝗘𝗥𝗗𝗔 𝗗𝗘 𝗖𝗔𝗥𝗚𝗔 refere-se à redução de energia que um fluido sofre ao escoar por uma tubulação. Essa energia é dissipada devido ao atrito com as paredes internas dos tubos e às turbulências causadas por mudanças de direção ou acessórios como válvulas e curvas.
Em outras palavras, é a "resistência" que o sistema impõe ao fluido, exigindo que a bomba trabalhe mais para manter a vazão desejada.
Ela pode ser classificada em 2 tipos:
🔹 𝗣𝗘𝗥𝗗𝗔 𝗗𝗘 𝗖𝗔𝗥𝗚𝗔 distribuída:
Ocorre ao longo da extensão dos tubos devido ao atrito do fluido com as paredes internas. Fatores como diâmetro da tubulação, rugosidade e viscosidade do fluido influenciam diretamente essa perda.
🔹 𝗣𝗘𝗥𝗗𝗔 𝗗𝗘 𝗖𝗔𝗥𝗚𝗔 localizada:
Está relacionada às mudanças bruscas de direção ou velocidade do fluido, como em válvulas, conexões, cotovelos e reduções.
⚠️ Como a 𝗣𝗘𝗥𝗗𝗔 𝗗𝗘 𝗖𝗔𝗥𝗚𝗔 afeta a 𝗛𝗕 da Bomba?
A altura manométrica total (𝗛𝗕) que uma bomba precisa vencer não é apenas a diferença de altura entre a sucção e o recalque (altura estática ou altura de elevação). Ela inclui também todas as perdas de carga do sistema.
Ou seja:
✳️ 𝗛𝗕 = Altura de elevação + Perda de carga total (distribuída + localizada)
Ignorar a 𝗣𝗘𝗥𝗗𝗔 𝗗𝗘 𝗖𝗔𝗥𝗚𝗔 resulta em:
➤ Redução da vazão;
➤ Aumento do consumo energético;
➤ Queda na eficiência.
Em outras palavras, negligenciar a perda de carga fará você escolher uma bomba que não irá atender o que você precisa.
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