Finalizando a série de postagem sobre válvulas, hoje vamos falar do KV ou CV de uma válvula, mas antes, gostaria de receber avisos no Whats sobre nosso conteúdo postado?
se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter
Cv e Kv são definidos como coeficiente de descarga de uma válvula considerando um determinado diferencial de pressão, para a água numa dada temperatura.
Em outras palavras, representa a vazão máxima (Q) que passará por uma válvula para uma dada perda de carga (delta P em X bar ou Y PSI).
CV é a vazão de água em GPM (galões por minutos) a 68 graus fahrenheit que passa pela válvula para uma queda de pressão de 1 PSI.
É definido por: CV=Q raiz (1/delta P).
Para corrigir para outros fluidos pode ser usado a fórmula CV=Q raiz (SG/delta P) onde SG é a gravidade específica ou densidade relativa.
KV é a vazão de água em m3/h (metros cúbicos por hora) a 20 graus celsius para uma queda de pressão de 1 bar.
A fórmula é similar, kv = Q raiz (SG/delta P).
A escolha da válvula com o KV (CV) correto é fundamental para o bom andamento da instalação de bombeamento.
Errar para mais, fará com que o controle da vazão seja prejudicado, ou seja, a acuracidade será diminuida.
Errar para menos, ou seja, escolher uma válvula menor do que o necessário, fará com que a vazão seja limitada a um valor menor do que o desejado, o que é ruim do ponto de vista produtivo, ou a perda de carga na válvula será maior do que o esperado.
Tal fato pode afetar significativamente a curva do sistema o que mudará o ponto de operação da bomba.
Como a bomba é dimensionada em função da vazão e as perdas de carga correspondentes, pode acontecer e não é raro, da bomba selecionado ser inapropriada para o que se deseja fazer.
Ou seja, a bomba será selecionada com base em um sistema e será utilizada em outro.
Se a diferença for pequena, não haverão maiores consequências, no entanto, se a variação for muito grande, o ponto de operação poderá ficar muito afastado do BEP (best efficiency point) o que acarreta problemas operacionais e redução da vida útil da bomba.
Acontece mais frequentemente do que se imagina e pouca gente faz a ligação entre a quebra da bomba e a escolha equivocada da válvula.
Precisa saber mais sobre válvulas, faça nosso curso VÁLVULAS INDUSTRIAIS
Precisa aprender a dimensionar uma bomba, faça nosso curso ESPECIFICAÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS