Viscosidade é uma propriedade muito importante do fluido.
Sua influência foi percebida por Isaac Newton em seus experimentos com escoamento de diversos fluidos.
Ele percebeu que a tensão de cisalhamento do fluido era proporcional a uma propriedade do fluido, que foi dado o nome de viscosidade, a velocidade e a distância. (Explico em detalhes na nossa aula disponível no youtube sob título "Lei de Newton da Viscosidade").
Se formos analisar a equação em si, que nem vou escrever para não assustar, não vamos chegar a uma conclusão muito prática e satisfatória.
Prefiro partir para análise prática.
Se analisarmos o vídeo completo abaixo, vemos 5 diferentes óleos, cujas viscosidades aumentam da esquerda para direita.
Note que o fluido mais a esquerda escoa muito mais facilmente do que aquele mais a direita.
Assim, podemos dizer que a viscosidade é uma propriedade do fluido que nos indica a dificuldade maior ou menor que um fluido tem de escoar. Quanto maior o valor, maior será a dificuldade de escoamento.
E porque a viscosidade é importante?
A viscosidade influencia diversas coisas, entre elas, podemos citar:
tipo de bomba a ser usada: bombas centrífugas são usadas no máximo para fluidos até 400 cP (centi Poise), acima disso, só bombas de deslocamento positivo.
as folgas mecânicas máximas que o equipamento pode ter: folgas podem ser maiores em equipamentos que são utilizados em fluidos mais viscosos.
Potência do motor: fluidos mais viscosos são mais difíceis de serem bombeados, consequentemente, será necessário desprender uma energia maior para bombeá-los. Uma analogia que eu costumo utilizar é: "O que é mais fácil empurrar, uma fusca ou um caminhão?"
Outro ponto importante a ser levado em conta é que a viscosidade é intimamente ligada a temperatura, ou seja, uma variação de temperatura irá provocar uma variação significativa no valor da viscosidade.
Para os líquidos, a viscosidade diminui com o aumento da temperatura, no entanto, para os gases, acontece o contrário, a viscosidade aumenta com o aumento da temperatura.
Por fim, existem dois tipos de viscosidades, a viscosidade dinâmica e a viscosidade cinemática, mas vou deixar para abordar esse tema em outro momento.
E agora quero saber de você: "O que achou desse post?"
Deixe nos comentários sua opinião ou sugestões de temas.