O post de hoje é sobre o Porquê que as válvulas cavitam, mas antes, gostaria de receber aviso sobre nossas postagens no Whats?
Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.
Cavitação é um fenômeno que tem como consequência a remoção de material dos componentes que acontece em função da implosão de bolhas de vapor do escoamento.
As bolhas de vapor são formadas quando a pressão do escoamento atinge a pressão de vapor do líquido. Quando a pressão volta a subir, elas implodem com uma violência tal que parece metal batendo contra metal.
A queda de pressão pode acontecer por diversos motivos, o mais comum é em função da perda de carga que existe em todos os escoamentos.
Porém no caso das válvulas, o motivo é o princípio de Bernoulli que falamos recentemente em uma postagem https://www.engenhariaecia.eng.br/post/principio-de-bernoulli
As válvulas, de um modo geral, possuem uma área de passagem menor do que a tubulação, o que provoca um aumento da velocidade local, e por consequência, uma diminuição da pressão, que pode atingir a pressão de vapor do líquido.
Isso é agravado quando a válvula está parcialmente aberta.
Após a passagem pela a válvula, a área volta para a condição inicial, o que reduz a velocidade e aumenta a pressão, provocando as implosões das bolhas geradas.
Esse processo está ilustrado na animação, por meio de uma válvula gaveta. No caso, a remoção de material acontecerá principalmente na tubulação, provocando uma redução da sua capacidade mecânica.
No entanto, existem válvulas que provocam uma variação significativa de velocidade-pressão internamente, a ponto delas mesmas sofrerem os efeitos da cavitação, perdendo, em muitos casos, a sua estanqueidade.
Mas, e como podemos evitar a cavitação em válvulas?
Não é uma tarefa fácil, tendo em vista que é necessário reduzir a variação de velocidade que pode ser pela diminuição da vazão ou aumento da seção.
Reduzir a vazão significa mexer na produção, o que é pouco provável de acontecer. Já aumentar a seção, significa trocar o componente, que tem um custo atrelado.
E você, consegue alguma maneira diferente para evitar cavitação nas válvulas?
Deixe ai nos comentários.
Precisa conhecer as válvulas mais a fundo?
Então faça nosso curso VÁLVULAS INDUSTRIAIS, saiba mais e inscreva-se pelo link https://www.engenhariaecia.eng.br/cursos/valvulas
Comments