Na postagem de hoje, vamos falar sobre o PRINCÍPIO DE BERNOULLI E O FUNCIONAMENTO DA BOMBA CENTRÍFUGA, mas antes, gostaria de receber aviso das nossas publicações por Whats App?
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A energia mecânica do líquido, quando não há variação de temperatura, é dividida em energia de pressão (relacionada à pressão), energia cinética (relacionada à velocidade) e a energia potencial (relacionada à cota vertical).
Quando comparamos dois pontos (ou seções) próximos, podemos desprezar a energia potencial e a perda de carga, e com isso temos a conservação da energia total, ou seja, ela não aumenta, nem diminui.
Nesse caso a equação da energia, torna-se a equação de Bernoulli e tudo que se encaixa nesse contexto, dizemos que está sob o Princípio de Bernoulli.
Em outras palavras, significa que, se por qualquer razão a pressão aumentar, a velocidade diminui e vice-versa.
No caso da bomba centrífuga, podemos destacar duas regiões importantes que podemos atribuir ao princípio de Bernoulli.
A primeira é a região de sucção que antecede a entrada do fluido no rotor e a segunda é a região de descarga na voluta, logo após a saida do fluido do rotor.
Na região de sucção, o fluido sofre uma aceleração e, uma consequente, queda de pressão, favorecendo o processo de sucção do produto bombeado. Aqui, cabe ressaltar que não é a bomba que succiona e sim a pressão mais alta na região anterior a bomba que "empurra" o produto para dentro. No entanto, para efeito prático, dizemos que a bomba succiona o produto.
As cores na animação representam a velocidade, quanto mais vermelho, mais velocidade o líquido ganhou.
O rotor, na verdade, só aumenta a velocidade do líquido, aumentando a energia cinética do líquido.
Após a saida dele do rotor para voluta acontece uma redução significativa da sua velocidade, o que pelo princípio de Bernoulli, provoca um aumento de pressão, ou seja, acontece uma transformação de energia cinética em energia de pressão, com o consequente aumento da pressão.
Esses efeitos podem ser observados na animação, na parte mais externa do rotor temos as maiores velocidades (cor vermelha) seguida de uma redução (cores azul e verde).
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Fontes:
Texto Micelli Camargo
Animação: FetchCFD
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