Hoje vamos falar dos principais tipos de VÁLVULAS INDUSTRIAIS, mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por whats?
Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter
O universo das válvulas é muito amplo e um mesmo tipo pode mudar bastante de um seguimento para outro, por exemplo, uma válvula borboleta para aplicações sanitárias é muito diferente das válvulas borboletas usadas em saneamento.
No entanto, a concepção das válvulas é semelhante, e é sobre isso que vamos tratar nessa postagem.
Podemos dividir as válvulas em alguns grupos, como:
1) Válvulas de controle
Como o próprio nome fala, a válvula controla, principalmente, a vazão mas existe válvulas para controle de outros parâmetros.
Estas podem ser do tipo on-off (liga-desliga), ou seja, ou estão totalmente abertas ou totalmente fechadas.
A mais comum dessa modalidade é válvula gaveta. É isso mesmo, a gaveta é uma válvula on-off e só deveria ser aplicada para essa finalidade, mas na prática, é muito comum "tentarem" usá-la para controlar a vazão.
Como não conseguem, dizem que ela é ruim, mas é tudo uma questão de como a válvula está sendo aplicada.
A válvula guilhotina (não representada) é um outro tipo de válvula on-off.
Existem válvulas de controle que, ai sim, controlam vazão. Entre elas, as mais conhecidas são as válvulas globo, borboleta, esfera, macho, agulha, Y e de diafragma. Menos conhecidas tem a válvula mangote e a válvula sem acento (não representada)
Estas válvulas são apropriadas para o controle de vazão, embora, algumas tenham desempenho melhor do que outras, tudo é uma questão de custo e aplicação.
2) Válvulas de funcionamento automático:
Essas são válvulas que não dependem da ação de ninguém para funcionar, elas são acionadas, normalmente, pela ação da própria pressão do fluido.
Fazem parte desse grupo as válvulas de retenção e as válvulas limitadoras de pressão.
As válvulas de retenção impedem o retorno do fluido, evitando ou reduzindo problemas decorrentes do fluxo contrário, que não é possível abordarmos hoje.
As mais comuns são a de portinhola, de dupla portinhola, de esfera e de pistão ou levantamento. Menos conhecida tem a axial (não representada).
3) Válvulas com função de Segurança:
Como o próprio nome diz, servem para garantir a segurança do sistema. Estas abrem quando um determinado patamar de controle é atingido, normalmente a pressão, mas pode ser a temperatura ou o nível.
Entre as mais conhecidas, temos as chamadas de alivo, de segurança, de quebra-vácuo.
4) Outras funções:
Aqui, temos as mais variadas válvulas, como para controlar nível ou remover ar ou gases do sistema.
Precisa aprofundar no universo das válvulas?
Temos o curso online VÁLVULAS INDUSTRIAIS, saiba mais e se inscreva pelo link https://www.engenhariaecia.eng.br/cursos/valvulas
コメント