Hoje vamos falar do Princípio de Bernoulli mas antes gostaria de receber avisos das nossas publicações por whats?
se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter
O princípio de Bernoulli trata da equação da energia, para um fluido ideal, ou seja, sem perda de energia o que não prática não existe.
No entanto, se a distância entre um ponto e outro for bem pequeno, a perda de carga é bem baixinha, podendo para efeitos práticos ser desprezível, portanto, o princípio de Bernoulli é muito utilizado na prática.
A energia mecânica do fluido é composta por energia de pressão, energia cinética ou de movimento e energia potencial ou energia armazenada relacionado com uma posição vertical em relação a um referencial, chamado de plano horizontal de referência.
Pensando na animação, a energia potencial é constante pois não muda a posição vertical, portanto, temos apenas energia cinética e energia de pressão.
Nesse sentido, se a energia é contantes e temos apenas duas, ao alterar uma a outra será afetada.
É isso que está sendo ilustrado na animação, a restrição provoca mudança na velocidade que altera a pressão.
Uma das aplicações prática do princípio de Bernoulli é a medição indireta da vazão.
Ao se alterar a área da seção, provoca-se um aumento de velocidade e consequentemente uma redução da pressão, que pode ser medida a partir de dois manômetros ou um manômetro diferencial.
Aplicando-se a equação da continuidade, obtém-se a velocidade média.
Como a vazão é igua a velocidade média vez a área, pode-se obter a vazão, conhecendo-se a área interna do tubo.
Outra aplicação prática do princípio de Bernoulli é quando deseja-se criar uma pressão de vácuo para succionar alguma coisa, como no caso do carburador dos carros antigos.
Comments