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Bombas Centrífugas são dispositivos mecânicos projetados para transferir fluidos através da ação do rotor.
PRIMEIRO provocando um aumento na energia cinética (velocidade do fluido) e SEGUNDO convertendo parcialmente essa energia em energia de pressão.
Veja os principais Tipos de Bombas Centrífugas segunda sua FORMA CONSTRUTIVA:
➤ Número de Estágios (Rotores)
-- Simples Estágio (ou rotor único): é útil para uma grande vazão com aumento relativamente menor na altura manométrica de pressão.
-- Múltiplos Estágios: é usado quando você precisa de uma altura manométrica muito alta na descarga. Neste caso, os rotores são conectados em série para que cada estágio aumente a pressão do fluido.
➤ Posição do Rotor
-- Rotor em Balanço (ou cantiléver): neste tipo de bomba, o rotor é montado na extremidade do eixo que pende sobre seus rolamentos, fornecendo suporte ao rotor apenas de um lado.
Este modelo facilita a instalação horizontal e vertical da bomba.
-- Rotor entre Mancais (ou bi apoiada): neste tipo, o rotor é montado no eixo apoiado por rolamentos em ambas as extremidades. As bombas horizontais de Múltiplos Estágios vêm neste modelo.
➤ Posição do Eixo
-- Bomba horizontal: é mais amplamente utilizada por ser de fácil manutenção. Neste tipo, o eixo da bomba está na direção horizontal.
-- Bomba vertical: o eixo da bomba está na direção vertical e geralmente é instalada em espaços limitados.
➤ Tipo de Abertura
-- Partida Radialmente: a carcaça da bomba dividida radialmente abre perpendicularmente ao eixo e paralela ao rotor.
-- Partida Axialmente: a carcaça da bomba é emendada em duas metades que são separadas horizontalmente e abre paralelamente ao eixo. Mais conhecidas como bi-partidas.
➤ Tipo de Sucção
-- Rotor de Simples Sucção (ou sucção única): a maioria das bombas centrífugas possui um rotor de sucção única. No entanto, a sucção única não será suficiente quando a vazão for muito alta.
-- Rotor de Dupla Sucção – para vazão alta são utilizadas bombas de dupla sucção. O rotor deste tipo de bomba é projetado de tal forma que o fluido entra por ambos os lados, em comparação com um único lado em um caso de simples sucção.
➤ Tipo de Caixa de Voluta
-- Voluta Simples:
este estilo de carcaça possui um único corte de água que direciona o fluxo do líquido para a saída da bomba.
A espiral da voluta é projetada para manter uma velocidade constante próxima à vazão de eficiência ideal, resultando em uma pressão estática uniforme em toda a periferia do rotor, mas apenas no BEP.
-- Voluta Dupla: o principal benefício de uma voluta dupla em relação a uma voluta única é o equilíbrio da carga radial no rotor, uma vez que a estrutura de corte duplo resulta em uma pressão mais uniformemente distribuída na voluta.
Baixe o PDF no link abaixo:
texto e arte: Anna Caroline de Almeida
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