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O termo "alinhamento" já nos remete ao que se trata o assunto, colocar em linha.
Essa terminologia é aplicada também aos veículos, no caso, o "alinhamento das rodas" trata do procedimento de deixar as rodas dianteiras e traseiras numa mesma linha.
No contexto dos equipamentos rotativos, trata-se do "alinhamento de eixos", no caso, fazendo o alinhamento deseja-se deixar os eixos dos equipamentos que compõem o conjunto girante numa mesma linha. Tecnicamente, é buscar que os eixos de giração de cada eixo fiquem "colineares".
Quando os eixos não estão colineares, temos um desalinhamento.
Existem dois tipos de desalinhamentos, o paralelo e o angular.
O desalinhamento paralelo é aquele que os eixos dos equipamentos estão afastados paralelamente de uma certa distância. Eles também são chamados de desalinhamento radial ou offset. Radial porque mede-se uma distância na direção radial para identificá-lo e offset, vem do inglês, que traz a ideia de afastamento.
O desalinhamento angular, como o próprio nome diz, é aquele em que os eixos possuem um ângulo em relação ao outro. Também é chamado de desalinhamento axial, justamente porque o detectamos através de uma media axial. Ele acontece quando os pés trazeiros de uma máquina estao mais baixos ou mais altos do que os pés da frente.
Como na prática, os dois tipos de desalinhamentos estão presentes, diz-se que existe um desalinhamento combinado, na minha opinião, não teria necessidade de se "criar" um novo tipo, mas é o que usado pela maioria, então adotamos aqui também.
É praticamente impossível conseguir montar um equipamento totalmente isento de desalinhamento, tendo em vista que os instrumentos de medição possuem imprecissões e deformações elásticas que os equipamentos estão submetidos.
Nesse sentido, existe um limite aceitável de desalinhamento. Quem deve especificar os valores é o fabricante do equipamento, não são os fabricantes de rolamentos ou de acoplamentos.
É claro que o desempenho deles dependem de um bom alinhamento e portanto os fabricantes possuem parâmetros ditos "aceitáveis", que devem ser usados como referência, não como verdade absoluta.
Existem três técnicas de alinhamento mas aplicadas hoje em dia, a saber, alinhamento com régua e espaçador, alinhamento com relógio comparador e alinhamento a laser.
A primeira, com régua e espaçador, é a menos precisa de todas, pois vale-se da planicidade da superfície externa dos cubos dos acoplamentos que podem possuir imperfeições,
Já as técnicas por relógio comparador e a laser são igualmente precisos, pois fazem medidas com alto grau de precisão.
Deixar o equipamento desalinhado gera esforços adicionais aos mancais e aumento de vibrações, como indicado na animação.
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