top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

TIPOS DE FLANGES

Tema de hoje: TIPOS DE FLANGES


Mas antes de começar, gostaria de receber avisos sobre nossas publicações via whats?


tipos de flanges

Flanges são conexões industriais utilizadas em sistemas de tubulação que visam, principalmente, a montagem e desmontagem facilitada dos componentes conectados, tais como tubos, válvulas, bombas e outros equipamentos.


Como funciona um sistema de flangeamento?


Um sistema de flangeamento é composto basicamente por: um par de flanges, uma junta de vedação e fixadores (parafusos, arruelas e porcas).


👉PRIMEIRO PASSO: alinhar as extremidades dos tubos ou equipamentos que estarão conectados às flanges.


👉SEGUNDO PASSO: entre as superfícies das flanges, uma junta de vedação (ou gaxeta) é inserida.


👉TERCEIRO PASSO: as flanges são conectadas por meio de parafusos, que são distribuídos uniformemente ao redor da circunferência da flange. O número e o tamanho dos parafusos dependem do tamanho da flange e da pressão do sistema.


Tipos de flanges e suas aplicações

 

✳️Flange Deslizante (Slip-On Flange): sua característica principal é o fato de deslizar sobre o tubo antes de ser soldado. Isso significa que a flange deslizante não se conecta rigidamente ao tubo, permitindo um certo nível de movimento ou ajuste. É fácil de instalar e comumente usada em sistemas de baixa pressão, aplicável em pequenas bitolas.


✳️Flange Roscado (Threaded Flange): é um dispositivo econômico, de fácil montagem, utilizado em diferentes aplicações industriais. Pode ser unido ao tubo sem a necessidade de soldas e seu uso é mais adequado em médias pressões e temperatura ambiente.


✳️Flange com Pescoço para solda (Weld Neck Flange): esse modelo tem um pescoço cônico, resistência à deformação, que se solda no tubo. Isso proporciona uma transferência de tensão para a tubulação e reduz a concentração de pressão em sua base. É recomendada para sistemas de alta pressão e altas temperaturas devido à sua resistência.


✳️Flange Solto (Lap-Joint flange): é feito com um cômodo à inserção stub-end, aplicado em tubulações que requerem desmontagem frequentes. O stub-end é soldado ao tubo, enquanto o flange solto é colocado sobre ele. O flange, por si só, não é soldado ao tubo, o que permite seu movimento ao redor do stub-end.


✳️Flange Cego (Blind Flange): é o modelo mais comum do mercado, não possui um furo no centro e é usado principalmente para extremidades de sistemas de tubulação, permitindo a inspeção da linha e a sua continuação futura.


✳️Flange Raquete (Spectacle Blind Flange): é instalado na tubulação para obter um bloqueio rigoroso dos fluídos. São empregados até mesmo no lugar de válvulas para locais onde o bloqueio precisa ser realizado periodicamente.


Revisão: Micelli Camargo


Conheça nosso espaço ENGENHARIA & CIA


curso bomba centrifuga

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


loja do mecanico.png
bottom of page