Tema de hoje: TIPOS DE FLANGES
Mas antes de começar, gostaria de receber avisos sobre nossas publicações via whats?
Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.
Flanges são conexões industriais utilizadas em sistemas de tubulação que visam, principalmente, a montagem e desmontagem facilitada dos componentes conectados, tais como tubos, válvulas, bombas e outros equipamentos.
Como funciona um sistema de flangeamento?
Um sistema de flangeamento é composto basicamente por: um par de flanges, uma junta de vedação e fixadores (parafusos, arruelas e porcas).
👉PRIMEIRO PASSO: alinhar as extremidades dos tubos ou equipamentos que estarão conectados às flanges.
👉SEGUNDO PASSO: entre as superfícies das flanges, uma junta de vedação (ou gaxeta) é inserida.
👉TERCEIRO PASSO: as flanges são conectadas por meio de parafusos, que são distribuídos uniformemente ao redor da circunferência da flange. O número e o tamanho dos parafusos dependem do tamanho da flange e da pressão do sistema.
Tipos de flanges e suas aplicações
✳️Flange Deslizante (Slip-On Flange): sua característica principal é o fato de deslizar sobre o tubo antes de ser soldado. Isso significa que a flange deslizante não se conecta rigidamente ao tubo, permitindo um certo nível de movimento ou ajuste. É fácil de instalar e comumente usada em sistemas de baixa pressão, aplicável em pequenas bitolas.
✳️Flange Roscado (Threaded Flange): é um dispositivo econômico, de fácil montagem, utilizado em diferentes aplicações industriais. Pode ser unido ao tubo sem a necessidade de soldas e seu uso é mais adequado em médias pressões e temperatura ambiente.
✳️Flange com Pescoço para solda (Weld Neck Flange): esse modelo tem um pescoço cônico, resistência à deformação, que se solda no tubo. Isso proporciona uma transferência de tensão para a tubulação e reduz a concentração de pressão em sua base. É recomendada para sistemas de alta pressão e altas temperaturas devido à sua resistência.
✳️Flange Solto (Lap-Joint flange): é feito com um cômodo à inserção stub-end, aplicado em tubulações que requerem desmontagem frequentes. O stub-end é soldado ao tubo, enquanto o flange solto é colocado sobre ele. O flange, por si só, não é soldado ao tubo, o que permite seu movimento ao redor do stub-end.
✳️Flange Cego (Blind Flange): é o modelo mais comum do mercado, não possui um furo no centro e é usado principalmente para extremidades de sistemas de tubulação, permitindo a inspeção da linha e a sua continuação futura.
✳️Flange Raquete (Spectacle Blind Flange): é instalado na tubulação para obter um bloqueio rigoroso dos fluídos. São empregados até mesmo no lugar de válvulas para locais onde o bloqueio precisa ser realizado periodicamente.
Texto e arte: Anna Caroline de Almeida
Revisão: Micelli Camargo
Conheça nosso espaço ENGENHARIA & CIA
Comments