Continuando no tema sobre transmissão de potência, hoje vamos falar sobre os TIPOS DE POLIAS INDUSTRIAIS.
Mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossas publicações via whats?
se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter
As polias industriais são componentes em formato de roda ou disco que, quando conectadas a eixos de motor e a correias ou cabos, transmitem potência dentro das máquinas em que são aplicadas. Esses sistemas permitem transferência de energia de uma parte da máquina para outra de forma eficiente.
Ao analisarmos o funcionamento de um sistema de polias, é importante entender a distinção entre as polias que iniciam o movimento e aquelas que o recebem.
✅Polia Motriz (ou condutora): são as polias conectadas diretamente à fonte de energia, como um motor elétrico por exemplo; transmitem a força e o movimento rotacional para outras polias do sistema.
✅Polias Movidas (ou conduzidas): recebem a força e o movimento transmitido pelas polias motoras; realizam o trabalho de girar um eixo, mover uma correia, etc.
👇Conheça aqui a lista dos principais tipos de polias.
🔸Polia Plana
➡ As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato: PLANA ou ABAULADA. Sendo as de superfície PLANA ideias para correias planas, oferecendo boa aderência. Já as ABAULADAS minimizam o deslizamento da correia e distribuem a tensão de forma mais uniforme.
🔸Polia com Guia:
➡ Projetada para manter a correia alinhada, garantindo maior precisão.
🔸Polia Trapezoidal (ou em V):
➡ Disponível em modelos simples e múltiplos, sendo o simples mais indicado a transmissão de média potência e os múltiplos alta potência.
🔸Polia para Correia Dentada:
➡ Utilizada em sistemas onde é necessário sincronização, transmite com precisão de torque e velocidade, sem deslizamento.
🔸Polia para Correia Redonda (ou cabo de aço):
➡ Utilizada em aplicações leves e sistemas que demandam flexibilidade.
🔸Polia Escalonada:
➡ Assim como as polias planas convencionais, as polias escalonadas podem ter superfícies planas ou abauladas. A característica mais marcante dessas polias é o seu design em DEGRAUS. Cada DEGRAU da polia corresponde a um diâmetro diferente, o que permite a mudança de velocidade ao mover a correia de um degrau para outro. Esse recurso é especialmente útil em máquinas que precisam operar em diferentes faixas de velocidade.
🛠 Podemos encontrar essas polias em veículos automotivos, máquinas industriais, ferramentas elétricas, transmissões de bicicletas, motos e equipamentos agrícolas.
🏭 Os materiais empregados na confecção de uma polia são: ferro fundido, ligas leves, aços e materiais sintéticos.
Texto e arte: Anna Caroline de Almeida
Revisão: Micelli Camargo
Comments