Hoje vamos falar sobre a TRANSMISSÃO POR POLIAS E CORREIAS, mas antes gostaria de receber nosso conteúdo por email ou whats app?
se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter
A transmissão por correia e polias é um sistema mecânico utilizado para transferir força e movimento entre dois eixos paralelos.
Esse tipo de transmissão é amplamente utilizado em diversas aplicações, desde máquinas industriais até veículos automotivos.
A principal função dessa transmissão é transmitir a rotação de uma polia motriz (ou polia condutora) para uma ou mais polias movidas (ou polias conduzidas) por meio de uma correia, que é uma tira de material flexível e resistente.
Ela pode ser usada para aumentar, diminuir ou manter a mesma rotação do eixo motor.
Componentes do sistema:
Polia motriz: É a polia que está conectada ao eixo do motor ou fonte de energia. Ela é responsável por fornecer a força de acionamento à correia.
Polia movida: São as polias que recebem o movimento da polia motriz e o transferem para o eixo de saída ou eixo conduzido. As polias movidas podem estar em diferentes eixos e, em alguns casos, uma polia motriz pode acionar várias polias movidas.
Correia: É o elemento de conexão entre as polias motriz e movida.
Geralmente feita de materiais como borracha ou poliuretano reforçados com cordas de nylon ou outros materiais, a correia é escolhida pela sua resistência e durabilidade.
Princípio de funcionamento:
A transmissão por correia e polias funciona com base no atrito entre a correia e as superfícies das polias.
Quando a polia motriz é acionada, ela faz a correia se mover, transferindo a rotação para as polias movidas, que então acionam o eixo conectado a elas.
É essencial que a tensão na correia seja adequada para garantir a aderência necessária entre a correia e as polias, evitando deslizamento indesejado.
Vantagens da transmissão por correia e polias:
1) Redução de ruído: Em comparação com outras formas de transmissão, como engrenagens, a transmissão por correia e polias tende a ser mais silenciosa durante a operação.
2) Absorção de choques: As correias têm uma certa capacidade de absorver choques e variações na carga, o que ajuda a proteger os componentes mecânicos do sistema.
3) Isolamento de vibrações: As correias também podem ajudar a isolar as vibrações do motor ou fonte de energia, evitando que sejam transferidas para outros componentes do sistema.
4) Manutenção mais fácil: A substituição de correias desgastadas é geralmente mais simples e menos dispendiosa do que a substituição de outros elementos de transmissão, como engrenagens.
Aplicações:
Podemos encontrá-las em:
- Veículos automotivos
- Máquinas industriais
- Ferramentas elétricas
- Transmissões de bicicletas e motos
- Equipamentos agrícolas
- Etc
Como desvantagem podemos citar a possibilidade de deslizamento (patinar) da correia em altas cargas ou em condições inadequadas.
Temos um curso sobre cálculo de correias em V, saiba mais em https://www.engenhariaecia.eng.br/cursosetreinamentos/correias